PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 23046 > MISSÃO DE PAZ BRASIL SEDIA CONFERêNCIA ANUAL DE CENTROS DE TREINAMENTOS DE MISSãO DE PAZ

MISSÃO DE PAZ

Brasil sedia conferência anual de centros de treinamentos de Missão de Paz

Publicado: 2015-09-29 13:08:02
Em Brasília, encontro reúne cerca de 200 participantes de 52 países até quinta-feira (01/10)

  2S Djalma Ribeiro/CecomsexO Brasil sedia pela primeira vez a 21ª Conferência Anual da Associação Internacional dos Centros de Manutenção de Paz  (21ª IAPTC). Promovido pelo Ministério da Defesa, por intermédio do Exército Brasileiro, o evento vai até quinta-feira (01/10), em Brasília (DF), e reúne cerca de 200 participantes de 52 países nas discussões sobre as atividades de Operações de Paz.

O objetivo desta edição é atualizar o conhecimento entre os membros da associação e debater os desafios das operações de paz, além de promover parcerias entre os centros de treinamentos na preparação dos contingentes participantes nas missões.

“O importante é capacitar o militar com habilidades e atitudes para atuar nas missões e aumentar o grau de dificuldade dos treinamentos com intuito de propiciar a evolução das tropas”, afirma o  Coronel Taufik Santoso. De acordo com o militar da Indonésia, que representa o presidente da IAPTC no evento, General Anto Mukti Putrano, a conferência aponta ações para abordar com eficiência os problemas encarados nas missões de paz.

O Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa, General de Exército José Carlos De Nardi, destacou a participação do Brasil nas missões de paz. “Temos sido solidários e incansáveis aos chamados de manutenção da paz. Estivemos engajados em 50 das 71 missões de paz pelo mundo. A IAPTC discute de forma legítima, com profundidade de conteúdo, o estudo e o treinamento dos profissionais envolvidos nas missões”, afirmou o oficial-general, representante do Ministro da Defesa, Jaques Wagner, durante o evento.

Segundo o Brigadeiro do Ar Tarcísio de Aquino Brito Veloso, Subchefe de Operações de Paz do Ministério da Defesa, a troca de conhecimentos, parcerias e a sinergia entre os agentes das operações de paz pelo mundo é o ponto principal do encontro. “O fato do Brasil estar sediando 21ª Conferência reflete a importância do País nas operações de paz e o preparo elevado de nossa tropa no campo”, destacou.  2S Djalma Ribeiro/Cecomsex

O Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, esteve presente na cerimônia de abertura e destacou a participação ativa do Brasil nas missões de paz por 70 anos, sempre com muita eficiência.

Mulheres na luta pela paz -  O papel das mulheres nas operações de paz pelo mundo foi defendido durante a 21ª IAPTC por Ruth Ojiambo Ochieng, diretora executiva da Women´s internacional Cross – Cultural Exchange. A organização defende a participação das mulheres na liderança e construção da paz no conflito e pós-conflito. “A abordagem das mulheres em casa e na comunidade pode ser utilizada como o melhor caminho para encontrar a paz entre os sobreviventes”, explicou Ochieng. Para ela, as mulheres das comunidades em conflito são fundamentais para garantir a paz entre os sobreviventes.

Durante a semana, além de plenárias e seminários, haverá a exposição de estandes de Centros de Operações de Paz de diversos países. A 21ª Conferência Anual da IAPTC não é aberta ao público, mas terá cobertura em tempo real no site www.ccopab.eb.mil.br. A organização, criada em 1995, possui atualmente mais de 80 nações integrantes. A próxima conferência será realizada na Bósnia, em 2016.